terça-feira, 27 de outubro de 2020

Guião 5

 Pag 59

1-Temperatura

2-C porque sofrem influência de um fator abiótico sobre as borboletas.

3-O ponto ótimo corresponde a intensidade do fator abiótico para o qual número de individous atinge o máximo.

4-A e E porque as borboletas não tem condições para se adaptarem e se manterem vivas.

5-B e D

6-No A e E as borboletas não resistem á temperatura,no B e D as borboletas resistem mas não estao no seu conforto e no C é o ponto ótimo para as borboletas.

Pag 60

1-Pode desviar se de um ponto ótimo adequado ao máximo desenvolvimento e reprodução de um ser vivo.

2-Temperaturas muito elevadas.

3-Levas a alguns seres vivos a passar sede,só os seres vivos mais bem adaptados conseguem sobreviver.

4-Solo muito seco,sem plantas.

Pag 61

1-O efeito da temperatura faz-se sentir nos sere vivos em relação ao seu período de atividade,ao seu comportamento e as características morfológicas e fisiológicas que apresentam.

2-São animais que conseguem manter constante a temperatura do seu corpo,independentemente das variações da temperatura do ambiente.É o caso das aves e dos mamíferos.

Pag 63

1-O feneco habita em regiões com temperaturas muito elevadas,como alguns desertos.A raposa ártica vive num ambiente com temperaturas muito baixas.

2-O feneco tem orelhas grandes,focinho cumprido e pelagem curta.A raposa ártica tem orelhas curtas,focinho compacto e pelagem comprida e densa.

3-São animais homeotérmicos que conseguem manter constante a temperatura do seu corpo,independentemente das variações da temperatura do ambiente.

4-

5-A temperatura corporal da cobra de agua é variavel em função da temperatura ambiental,sucede com invertebrados,peixes,anfíbios e reptéis.

6-Por vezes,a intensidade da luz,os valores de temperatura ou as quantidades de agua podem desviar-se muito de um ponto ótimo adequado ao máximo desenvolvimento e reprodução de um ser vivo,passando a funcionar como fator limitante.

8-O A a temperatura ótima é 8 graus, e a da B é de 25 graus.

9-O A tolera temperaturas de 0 a 28 graus e a B tolera temperaturas de 5 a 33 graus.

10-a B porque tolera mais a temperatura que a A.

Pag 67

1-cato tem raizes extensas e pouco profundas que permitem captar água numa grande área superficial e a acácia representa raizes longas para conseguir captar água a grande profundidade.

2-folhas e caules revestidos por cenas impermeáveis ou por pelos também ajudam a diminuir as perdas de água por transpiração.

Pag 70

1-A exposição á luz induz a produção de melaninas,pigmentos produzidos pela epiderme e que são responsáveis pelo escurecimento da pele e pelagem.A  redução do fotoperíodo está associada á diminuição da produção de pigmentos e aos tons mais claros de revestimento destes animais.

2-Camufelar-se melhor no mato.

Pag 73

1-A luz.

2-O fotoperiodo tambem condiciona a vida das plantas,determinando,em certas espécies,a altura da floração,do crescimento,da maturação dos frutos e da germinação das sementes.

3-O trevo é dia longo e o crisantemo é dia curto.

Sem comentários:

Enviar um comentário